quarta-feira, 8 de maio de 2013

Céu Noturno de Maio de 2013

Refaço o convite para que você continue a olhar o céu noturno. A cada dia sempre algo de novo está acontecendo lá em cima – é a dinâmica da vida.

Você sabia que a chamada “Estrela d´Alva” não é uma estrela e sim o planeta Vênus? E que esse planeta aparece no céu logo após o por do Sol numa época do ano ou antes dele nascer em outra época? Por isso algumas tribos indígenas ou povos antigos achavam se tratar de duas estrelas distintas. Mas isso é explicado pelo fato de Vênus estar mais perto do Sol do que nós terráqueos e girando em torno dele. Portanto Vênus aparece sempre ao anoitecer sendo visto até lá pelas 20 h numa determinada época do ano e quando em seu giro em torno do Sol passa para o outro lado, é visto a partir das 4 h da manhã. Por seu brilho muito intenso (Alva significa branca) o planeta Vênus recebeu o nome da deusa Vênus, representando o amor e a beleza – é o objeto do céu noturno mais brilhante, depois da Lua.

Outro fato interessante sobre Vênus é que ele quando observado por um pequeno telescópio apresenta fases (crescente, cheio, minguante) como a nossa Lua. O astrônomo italiano Galileu Galilei em 1610 já observava este planeta e suas fases com sua pequena luneta. Tais fases só podiam ocorrer se este planeta girasse em torno do Sol. Essa observação reforçou, para Galileu, a ideia de que a Terra também poderia girar em torno do Sol. Essas e outras concepções de Galileu quase o levaram a ser queimado numa fogueira pela Igreja (Inquisição).

Neste mês de maio, Vênus começará a aparecer ao anoitecer no lado oeste do horizonte. A cada dia, ao anoitecer, estará cada vez mais alto no horizonte. Vênus atingirá uma maior altura no dia 18 de novembro e partir de então, voltará ao horizonte sendo que no inicio de janeiro de 2014 desaparecerá de nossa vista, pois estará em frente ao Sol. A partir do dia 17 de janeiro passará a ser visto no amanhecer antes do nascer do Sol.


Convite de Arjuna C. Panzera

0 comentários:

Postar um comentário