domingo, 14 de abril de 2013

Céu Noturno de Abril de 2013

Faço um convite para que você comece a olhar o céu noturno. A cada dia sempre algo de novo está acontecendo lá em cima – é a dinâmica da vida.

Estamos no período de Lua Crescente; dia 10 foi dia de Lua Nova e dia 18 será o do Quarto Crescente. Este é um bom período para observar o céu, pois a Lua com muita luminosidade ofusca o céu. A Lua Cheia será no dia 25.


No inicio das noites de Abril será possível observar a constelação do Cruzeiro do Sul do lado sul do horizonte com sua haste maior inclinada, mas com o passar das horas ela vai ficando cada vez mais “em pé” e ficará na vertical entre 22 e 23 horas. Isso se dá por causa da rotação da Terra – as constelações parecem girar ao longo da noite. Às vezes a constelação do Cruzeiro do Sul é confundida com outras cruzes que aparecem no céu. Uma maneira de diferenciá-la é verificar se existem duas estrelas brilhantes, do seu lado esquerdo, na direção do braço menor da cruz. Tais estrelas são da constelação do Centauro e a mais brilhante é a mais próxima de nós, depois do Sol.

No inicio da noite é possível ver nitidamente as constelações: Virgem no lado leste com sua estrela principal Spica (Espiga – de milho); Leão e sua estrela mais brilhante Régulus; Cão Menor e Cão Maior que possui a estrela mais brilhante do céu (Sirius); Gêmeos com suas duas estrelas Castor e Polux; Orion (um caçador na mitologia) que é onde se encontram as Três Marias que constituem o cinturão de Orion; ao redor das Três Marias é possível visualizar quatro estrelas formando um grande retângulo em cujos vértices existem estrelas de grande brilho; no lado oeste Touro cuja estrela mais brilhante chama-se Aldebaran.

No inicio da noite um planeta também estará aparecendo no céu de Abril deste ano: Júpiter que estará na constelação de Touro, próximo de Aldebaran. Se você tiver um binóculo ou luneta cujo aumento é de 10 vezes ou mais é possível ver as quatro luas de Júpiter. Para isso será necessário você apoiar sua cabeça numa árvore, parede, para não tremer; conseguirá ver quatro pontinhos alinhados próximos desse planeta. Mas lá pelas 20 h este planeta irá desaparecer no horizonte oeste. Mas do outro lado leste em torno das 19h30 aparecerá o planeta Saturno que ficará toda a noite na constelação de Virgem abaixo da estrela Spica. Para ver seus anéis será necessário um telescópio com um aumento de 50 a 60 vezes.

Boas observações!!!

0 comentários:

Postar um comentário